Mensagens populares

Seguidores

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Relógios Reguladora" - Famalicão

http://emsc.wordpress.com/
Presents



A Boa Reguladora _ Vila Nova de Famalicão

Eduardo Santos Carneiro, também no twitter...
http://twitter.com/eduardocarneiro

Os «manos Carvalho» como muitas vezes são citados, em jornais e livros do concelho, daí que não os separe pois o objectivo deles era comum, a fábrica de relógios «A Boa Reguladora». "Lino Gomes Costa Carvalho, notável artista relojoeiro dos fins do século XIX, nasceu em Santiago de Mouquim, concelho de Vila Nova de Famalicão...
... Em 1892 conseguira Lino Gomes Costa Carvalho a colaboração de seu irmão José Gomes Costa Carvalho, e em Abril abriram no Porto, a fábrica que ficou a chamar-se «A Boa Reguladora».
Em 1895 ... os irmãos Carvalho associaram-se com Joaquim de Oliveira Rocha, mudando a fábrica para a freguesia de S. Julião do Calendário, em Vila Nova de Famalicão. Ali continuaram os dois irmãos a produzir belos relógios.
Em Agosto de 1901 passou a fábrica a ser pertença apenas dos dois irmãos constituídos na firma J. Carvalho e Irmão, e o progresso da sua indústria foi rapidíssimo, ampliando-se as instalações com secções de fabrico de madeiras para construção, serragem, moagem e produção eléctrica..." (70).
"Lino Carvalho e José Carvalho, grandes industriais portugueses sediados em Vila Nova de Famalicão, «A Boa Reguladora» única fábrica de relógios no país e na península..., constituiu importantíssimo factor de progresso em Vila Nova de Famalicão"(71).
Estes grandes industriais eram mencionados quase todas as semanas no semanário local,”Estrella do Minho”, onde recebiam grandes elogios, como "distintos artistas, arrojados industriais" (72), "nossos amigos, activos industriais" (73), etc.
A indústria dos Irmãos Carvalho, não se cingia apenas à relojoaria, mas também à serração de madeiras, moagens e produção eléctrica.
Sobre a produção eléctrica devo mencionar a intenção dos irmãos Carvalho de dotarem a Vila de Famalicão de iluminação pública, isto é mencionado numa notícia de 24 de Maio de 1903 no jornal «Estrela do Minho», e a nota é a seguinte:
"Está prestes a concluir-se a instalação do grande motor ultimamente adquirido pela fábrica de relógios «A Boa Reguladora» dos activos industriais Carvalho e Irmão desta vila.
Ai tem a nossa terra ensejo de primeira ordem implantar aqui o alto melhoramento da luz eléctrica por preço mais económico do que nenhuma outra.
Sabemos que os proprietários da grande casa industrial se prestam a fornecer a iluminação desde que se lhes garanta apenas a despesa das instalações nas ruas, que é relativamente pequena, fazendo um preço às lâmpadas bastante económico" (74).
A nível industrial é sem dúvida uma das primeiras indústrias na Vila Nova de Famalicão, e do seu género (relógios) é a única da península Ibérica, daí que nos possamos orgulhar destes arrojados industriais, o valor da fábrica era tal que em todo o país, e segundo já constatei, encontram-se relógios da «Reguladora». Quase todas as estações dos caminhos-de-ferro portugueses possuem no seu exterior um relógio desta fábrica, fabricam-se também os contadores de água e electricidade que se podem ver em quase todas as casas portuguesas, pois são todos fabricados na «Reguladora» de Famalicão.(*)
Actualmente, ano de 2009, a empresa Boa Reguladora, em Famalicão, foi adquirida por dois dos seus antigos trabalhadores, que decidiram voltar a fabricar e a dar assistência técnica aos milhares de relógios espalhados por colecções particulares, um pouco por todo o mundo
As especificidades dos relógios são tantas que os novos proprietários da empresa, pediram a colaboração de antigos funcionários - muitos deles já reformados - que continuam a ser os únicos a saber desempenhar tarefas tão peculiares como "afinar as máquinas" e "sintonizar as Ave-Maria" com que são assinaladas todas as horas.(**)As caixas de madeira e todos os acabamentos continuarão a ser feitos em Famalicão e apenas o interior dos relógios passará a ser importado da Alemanha.





www.ecfamalic.blogs.sapo.pt
(70) Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - Lisboa, Ed. Enciclopédia Lda., 1947, vol 12, p. 528.
(71) MACHADO, Carlos Sousa, et al -O Nosso Concelho: Obra de Todos para Todos: Vila Nova de Famalicão e as suas indústrias, comércio, profissões liberais e agricultura, Famalicão, Oficinas Gráficas Minerva - 1947.
(72) in Estrela do Minho - Famalicão, 18/Nov./1900, "Carvalho e Irmão", p.1.
(73) Idem,... 26/Abr./1903, p.3.
(74) Idem, ... 24/Mai./1903, p.2.
(*)CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de Vila Nova de Famalicão no Início do Século XX", Boletim Cultural nº 14, C.M.F., V. N. Famalicão.
(**) Agência Lusa
http://emsc.wordpress.com/

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Eduardo

também não conheciamos a boa reguladora. Agora já conhecemos. Porque aos domingos também se aprende.
E é tão engraçado que só os antigos funcionários saibam organizar esses mecanismos!...não há ninguém novo a querer aprender?
Um abraço

Anónimo disse...

Aprendi muito sobre uma marca que conheço desde sempre. Tenho praticamente a certeza de que aprendi a ver as horas num despertador da Boa Reguladora.

Helder

HistóriGeo Portugal disse...

Caros comentadores, agradeço a visita ao meu blog e comentário ao post.
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

Eduardo Marculino disse...

Parabéns pelas matérias e pelo blog.
obrigado por acompanhar o meu blog de geografia...um abraço

HistóriGeo Portugal disse...

Eduardo Santos Carneiro also present on Twitter http://twitter.com/eduardocarneiro

Olinda disse...

Olá Eduardo

Novo blogue?
Bom fim-de-semana!

mulher lua disse...

Alô Alô, daqui uma nativa de Vila Nova de Famalicão... embora só lá fosse nascer e, depois vivesse entre os 7 e os 9 anos. A partir daí, até aos 17, todos os fins-de-semana e férias, estava lá sempre batidinha... ah ah ah Toda a minha família, quer da parte do meu pai quer da parte da minha mãe, está lá, morta ou viva... Agora só lá vou nos funerais, casamentos e festas de anos dos meus tios e tias mais velhotes. É que os mais velhos estão sempre naquela de que "pró ano, já não sei se estou cá"... ah ah ah

Também tenho essa imagem no meu blogue...

Veijios a todos os conterrâneos

http://luaafricana.blogspot.com/2008/04/o-meu-pai.html

Anónimo disse...

Basel 18. 02. 2010

Bom Dia a todos

O Carácter Transmite-o

Mas Não Falam de Mim Porquê ?

Eu tanho Barba grande, ando de Moletas, e uso um Chapéo

Arranja uma tableta e diz: Dom Manuel III o Refugiado


Atenciosamente
Dom Manuel III de Portugal Bragança Bourbon Hohenzollern


O Nome e a Direcção
Hilário Vicente Rosa Godinho
Dornacherstrasse 245, CH 4053 Basel / Suisse
Telefone: 0041 765 450 994 Eu falo e escrevo Português e falo Francês.
dommanuel111@gmail.com, godinho111@gmail.com

A ver na Internet lá está uns blogs no sapo
http://dommanueldeportugal.blogs.sapo.pt/
http://dommanuel.blogs.sapo.pt/
http://dommanueliii.blogs.sapo.pt/
http://hilario25godinho.spaces.live.com/
http://hilario34godinho.spaces.live.com/

ecfamalic disse...

HistóriGeo no facebook:

http://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3riGeo-Portugal/130500857025122