Mensagens populares

Seguidores

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Foral de Vila Nova de Famalicão


A Feira de Famalicão











Devo referir, que a feira semanal é o local de comércio por excelência desde o início da fundação da povoação, em 1205, pois a feira em Famalicão formou-se com a povoação porque desde que D. Sancho I outorgou a carta de foral a Famalicão, um dos privilégios que concedeu aos povoadores foi a autorização para se fazer feira.
Na carta de foral, dizia D. Sancho:
"...Mando que façaes ahi feira aos domingos, de 15 em 15 dias... E todos os que vierem à dita feira não poderão ser presos n'aquelle dia por qualquer crime que n'elle commetam."(3).
Deste grande privilégio ou franquia lhe proveio o nome de feira franca, e isto desde 1205, a feira de Vila Nova de Famalicão foi, assim, uma das primeiras a ser criadas no país.
No início do século, o jornal «Estrella do Minho» dava muita importância às feiras e mercados semanais. Todas as semanas saíam notas acerca da feira semanal, mencionando variadíssimos aspectos, como por exemplo o que cito de seguida:
"Esteve farta de transações a nossa feira semanal(4), "...Esteve muitíssima gente na feira"(5),etc.
A feira era um local de comércio e de convívio, pois a maioria das pessoas vinha de todas as freguesias do concelho, para a vila de Famalicão, a fim de vender e comprar produtos de todo o tipo e também para se distrair um pouco, conviver. A feira era, assim, o melhor centro comercial da época.
"Nesta feira (Famalicão) pode-se encontrar de tudo um pouco, lenços de seda, chapéus, gravatas"(6).
Para além de sedas e tecidos aparecem já referências à venda de flores, frutas, legumes, cereais e artigos de ourivesaria.
Notícias do ano de 1900 acerca da feira são muitas, como o que passo a citar.
"O mercado, abundantemente abastecido esta semana.
Com razão elle é apreciado como dos primeiros, senão o mais importante do paiz"(7).
(3) Portugal Dic. Histórico..., Lisboa, João Romano Torres Editor, 1906, vol.II, p.525.
(4) in Estrella do Minho - Famalicão, 25/Fev/1900,"Feira Semanal".
(5) Idem, ...16/Set/1900, "Transações Comerciais".
(6) Idem,... 15/Abr/1900, "Feira Semanal", p.2.
(7) Idem,... 09/Set/1900, "Transações Comerciais".
*CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX", Boletim Cultural nº 14, V. N. Famalicão, 1997.

1 comentário:

Anónimo disse...

"...Mando que façaes ahi feira aos domingos, de 15 em 15 dias... E todos os que vierem à dita feira não poderão ser presos n'aquelle dia por qualquer crime que n'elle commetam."

Este ítem do foral tem que se lhe diga, o rei, sábio, remetia para o povo a sua autoregulação.
Não passa ainda muito tempo que em muitas aldeias e vilas do país as populações se autoregulassem sem necessidades, outras , que não fossem o diálogo e a voz dos mais velhos.
O que vejo nas televiões inquieta-me bastante, ultimamente a GNR e a Polícia, em grupos que mais parecem pelotões para a guerra, entram pelas feiras como se andassem atrás de malfeitores, aprisionam mercadorias e mantêm-se indiferentes aos protestos daqueles que não têm outro modo de vida que não seja vender nas feiras.
Registo ainda a excelência do visual deste post, gosto deste azul envolvente...

Um abraço do J.Tavares