Mensagens populares

Seguidores

segunda-feira, 16 de junho de 2008

S. Pedro de Esmeriz - Vila Nova de Famalicão

http://jn.sapo.pt/blogs/eduardomanuelsantoscarneiro

A Honra de Pereira, Esmeriz -V.N.Famalicão
Rui Gonçalves Pereira, nascido por volta do ano de 1205, teria sido provavelmente o primeiro Senhor da Honra de Pereira em Esmeriz. Documentos de 1285, já referem Pedro Rodrigues Pereira, como sendo Senhor da Honra de Pereira - S.Pedro de Esmeriz… A Quinta de Pereira em Esmeriz, pertenceu também a D. Pedro Afonso(...), que casou com Dª Beatriz Pereira, no ano de 1401, ela, Dª Beatriz era filha de D. Nuno Álvares Pereira e, como dote pelo seu casamento com o infante, receberia as terras de Barroso e Barcelos, a que se juntavam outros coutos e honras de Entre-Douro-e-Minho e de Trás-os-Montes, bens que se vinham acrescentar às doações de D. João I a seu filho, sobretudo os julgados de Viana, Faria e Vermoim, julgado este ao qual ESMERIZ pertencia…*
*CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX", CM V.N.Famalicão, V. N. Famalicão.


2 comentários:

Gabriela Marques da Costa disse...

Obrigada por esta informação!
De facto Nuno Álvares Pereira era muito rico em território nacional! Mas afinal que terras é que ele não tinha? Ou entao que terras é que nao tinham um pouco de historia relacionada com a sua figura?
É bom saber que existem pessoas que ainda vivem as lendárias figuras patrióticas.
Obrigada pelo post no meu blog.


Cumprimentos,
Gabriela Marques da Costa
gabrielamarquescosta.wordpress.com

ecfamalic disse...

http://www.facebook.com/pages/Hist%C3%B3riGeo-Portugal/130500857025122