Mensagens populares

Seguidores

sábado, 4 de outubro de 2008

Presidentes da República Portuguesa - Bernardino Machado


BERNARDINO MACHADO


Figura portuguesa ilustre, de quem já se falou e estudou bastante. Devo apenas retratá-lo, reportando-me a notas biográficas retiradas de livros e de um jornal semanário de Vila Nova de Famalicão, vou portanto recuar ao tempo de Bernardino Machado e fazer um retrato escrito de como ele era visto no início do século XX, na sua terra – Vila Nova de Famalicão. “Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu em 28 de Março de 1851 no Rio de Janeiro, para onde seu pai António Luís Machado Guimarães, emigrara, ido da freguesia de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão. Bernardino Machado, filho dos que viriam a ser os primeiros Barões de Joane, sempre se orgulhou da sua ascendência plebeia. Fez os seus estudos secundários no Porto e os superiores em Lisboa onde frequentou a antiga faculdade de Matemática até ao terceiro ano, passando depois para a de Filosofia. Numa e noutra alcançou os primeiros prémios” (61).“Formou-se em filosofia (1873).Aprovado plenamente foi nomeado professor da faculdade de Filosofia em 28 de Fevereiro de 1877. Tinha então vinte e seis anos” (62).O jornal «Estrella do Minho» dá grandes elogios a Bernardino Machado, exaltando a sua personagem. “O Sr. Conselheiro Bernardino Machado, o mais fino ornamento de pedagogia de que o país justamente se orgulha tanto mais que esse belo atributo se dá as mãos com o seu carácter diamantino, alma aberta para tudo quanto seja praticar o bem …” (63).Bernardino Machado, já em 1903 se assumia como um republicano e isso pode ver-se numa nota que profere numa conferência em Lisboa. “-Depois de uma análise feita à obra dos partidos monárquicos que governam o pais, declarou nada mais podermos esperar deles e que apenas via no partido republicano a única entidade em que era dado esperar-se a radical reforma dos processos governativos e a salvação do pais”(64).“Bernardino Machado, figura republicana ilustre, educador, pedagogo, professor universitário, parlamentar, embaixador, duas vezes chefe do governo e outras tantas Presidente Eleito da República, incansável batalhador pela causa democrática …”*
______________
(61) Bernardino Machado, Breves Notas Biográficas, Porto, 1984
(62) Idem, Ibidem
(63) in Estrella do Minho – Famalicão, 07/Out/1900, “Dr. Bernardino Machado”, p.1
(64) in Estrella do Minho – Famalicão, 08/Nov./1903, “Conselheiro Bernardino Machado
*CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de Vila Nova de Famalicão no Início do Século XX", Boletim Cultural nº 14, V. N. Famalicão.



4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente síntese de uma figura grada da história pátria.
Os meus parabéns e obrigado pela sua visita.
Uma boa semana para si.

António Gamito

Anónimo disse...

Dear Eduardo,
Galp Energia is pleased to invite you to participate in a conference call and audio webcast to discuss the Company’s 9 Months 2008 Results.
The conference call and audio webcast details are as follows:

by

Manuel Ferreira De Oliveira (CEO)

Anónimo disse...

Caros António Gamito e Manuel Ferreira de Oliveira
Agradeço os vossos comentários.
Cumprimentos
Eduardo Carneiro

Anónimo disse...

Cordiais Saudações!
Manuel Sá-Marques
Meu blogue:
manuel-bernardinomachado.blogspot.com
Meu endereço:
manuelsamarques@sapo.pt