Mensagens populares

Seguidores

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Arqueologia Industrial - Famalicão - Vale do Ave















" A Indústria Têxtil - Contexto Histórico", a "Arqueologia Industrial na Região do Vale do Ave" (Concelho de Vila Nova de Famalicão).
Para fins de investigação e pesquisa documental, devem salientar-se as fábricas de Pedome, Riba de Ave, Delães, Bairro(Caniços), Pousada de Saramagos, Vale S.Cosme, Lousado, Joane, Esmeriz... - todas no concelho de Famalicão...

Ex: Pedome
A fábrica de Ribeiro Guimarães & Salazar, estabelecida em Pedome, "foi fundada em 1890 por Manuel José Alves Salazar, constituindo então uma pequena unidade de tecelagem manual, a exemplo de muitas outras então existentes na Bacia do Ave. Em 1896 constitui uma sociedade comercial em nome colectivo com Manuel José Ribeiro Guimarães, sob a denominação “Ribeiro Guimarães & Salazar”. Será este o responsável pela introdução de teares mecânicos, que representavam 71% do capital com que reforçou a empresa"*. (...) esta empresa não iniciou a sua actividade pela fiação de algodão, mantendo-se como tecelagem, embora fosse mecanizada a partir de 1896, dado que a fiação só é introduzida no ano de 1907, quando já laborava sob outra razão social, denominada “Empresa Social de Fiação e Tecidos do Rio Ave & Cª Lda”. "Tratava-se sem dúvida de uma pequena fábrica que, em 1912, dispunha de 248 fusos e 25 teares mecânicos, e utilizava um motor a gás pobre de 100 CV e uma roda hidráulica de 25 CV, servindo esta só para accionar a tecelagem. Durante a estiagem a energia fornecida pela roda era substituída por um motor eléctrico de 30 CV"*.
Fonte: * Prof. José Lopes Cordeiro - Univ. Minho.
Pesquisa documental, sobre a região do Vale do Ave( Famalicão), realizada por Eduardo Manuel Santos Carneiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

oi, amigo.

cá fico à espera do produto da sua proveitosa investigação.

cumprimentos.

António

Anónimo disse...

estou a desenvolver uma dissertação sobre esse assunto. A industrialização no vale do ave com principal incidência na arquitectura industrial e respectiva estrutura urbana que caracteriza a região.
Se pretender trocar algumas fontes ou ate mesmo ideias deixo o meu contacto
ruiodrigues@hotmail.com